Ronald Biggs foi libertado hoje, na Inglaterra. Depois de dez anos de cadeia, ganha o direito à liberdade condicional, devido ao seu frágil estado de saúde.
Para você que não conhece Ronald Biggs, saiba que ele é o maior assaltante do mundo. Em 1963, acompanhado de 11 comparsas, Biggs executou o chamado "assalto ao trem pagador" (ou "o grande roubo de trem, como ficou conhecido na Grã-Bretanha). Bigs roubou um trem postal que levava o equivalente a 49 milhões de dólares nos valores de hoje. O trem viajava de Glasgow a Londres.
No entanto, o crime - em princípio - não foi perfeito, já que Biggs foi preso e condenado um ano depois ao grande feito. Ainda assim, Biggs cumpriu apenas 15 meses de pena, pois conseguiu fugir, fazer uma cirurgia plástica, comprar documentos falsos e embarcar para a Austrália. Descoberto algum tempo depois, fugiu novamente, dessa vez para o Brasil, onde se tornou uma figura folclórica e controversa.
Ronnie Biggs foi pivô de disputas judiciais entre o Brasil e a Inglaterra. Muita polêmica depois, nosso país conseguiu mantê-lo por aqui, defendido pelo princípio da soberania nacional e outras leis que vedavam a sua extradição.
Aqui no Rio de Janeiro, Ronnie Biggs, se transformou em um verdadeiro playboy. Promovia passeios com turistas pela cidade maravilhosa, desfilava e cobrava por fotos no calçadão de Copa, vendia blusas com sua fotografia e outras afrontas ao seu Estado natal, usando e abusando de seu amparo legal no país.
Casou-se com Raimunda, uma bela prostituta brasileira, com quem teve um filho que ganhou notoriedade nos anos de 1980: Michael Biggs, ou simplesmente Mike, integrante da Turma do Balão Mágico (aquele pestinha de olhos azuis, sim, era filho do maior assaltante de todos os tempos).
Em 2001, após 36 anos de fuga rendeu-se e entregou-se à Justiça da Inglaterra.
Hoje, com apenas 10 anos de pena cumprida, Ronald Bigs foi solto em liberdade condicional, por causa de seu estado de saúde frágil, considerado terminal.
Eu, que sou fã de histórias de grandes assaltos, fã da história particular de Biggs e sua petulância, fã da primeira formação da turma do Balão Mágico, aproveito para mandar um forte abraço para o maior assaltante do mundo, Mr. Biggs, e dizer que estou aguardando ansiosamente o filme, que infelizmente só será produzido depois de sua morte.
Informações @ Estadão
2 comentários:
Oi Bira. Consegui recuperar meus links. Já te linkei. Você recebeu minha resposta do seu comentário? Deu a maior zebra no meu blog. Agora é que a gente tá conseguindo recuperar as coisas. Mas tô pensando em mudar de endereço. Vamos ver. Olha só: quando do assalto do Ronald Bigs, eu trabalhava no escritório do advogado dele. Dr. Pertence que foi ministro do STF. Vi a Raimunda vááárias vezes, barriguda por lá. A defesa do Dr. Pertence foi uma coisa de louco. grande advogado. Um beijo meu querido. Agora vou passar mais por aqui.
Oi Bira! Entrei ontem aqui mas meu comentário não quis ir de jeito nenhum. Você recebeu minha resposta ao seu comentário no Pontuando? Mas eu estava bobeando. Eu não conseguia os links pelo administrador, mas cliquei no link no blog antigo e copiei os links. Burrice minha. Já podia ter feito isto antes. Quanto ao Ronald Biggs, trabalhava com o advogado de defesa dele. Dr. Sepúlveda Pertence que fez uma defesa brilhante. Vi muuuito a Raimunda barriguda no escritório. Apareça lá no blog. beijos
Postar um comentário