Por Valdir Rocha
Nos últimos meses, fiz e venho fazendo dezenas de esboços e desenhos e pinturas com o uso apenas do iPad e aplicativos (Doodle Buddy, Inspire Pro, Drawing Pad, ArtRage, Paint!, Brushes, Zen Brush, Canvas, Auryn Ink e Adobe Ideas, isolada ou conjuntamente), além do meu dedo indicador direito (de vez em quando junto com o dedão).
Alguns desses esboços estão reunidos no vídeo Sátiros etc, postado no Youtube. Gostaria muito que o visse:
»» (continua...)
Claro que continuo e continuarei a fazer meus desenhos, esculturas, gravuras e pinturas com técnicas, métodos e materiais mais ou menos convencionais, mas não quero desprezar a possibilidade de me valer de novos recursos, como os digitais. Esses novos recursos ainda hão de evoluir muito, assim como eu também deverei aprimorar meu jeito de utilizá-los. Só não quero, por um preconceito vazio com o novo, deixar de me valer deles. Lembremo-nos de que a tinta a óleo, a fotografia e a tinta acrílica, por exemplo, também já tiveram seus dias de novidade, repulsa e aceitação.
Evidentemente, diversas pessoas no mundo todo já vêm se valendo desses recursos, para as mais diferentes finalidades, desde o trabalho de ilustração até o de arte. O uso, especialmente com finalidade artística, certamente provocará grande polêmica entre os seus vários atores, passando pelos artistas, professores, museólogos, curadores, críticos, promotores, jornalistas, colecionadores e pessoas ligadas ao mercado de arte.
Talvez a discussão maior venha a se dar entre aqueles que atuam na comercialização, simplesmente porque o suporte físico dessas obras, enquanto originais, não existe. As obras são basicamente virtuais, ainda que possam ser reproduzidas em papel fotográfico e outros materiais. Naturalmente, tal como uma fotografia digital, poderão ser reproduzidas, numeradas e assinadas individualmente pelo autor, para garantir certa exclusividade e, com isso, aumentar a possibilidade de sua comercialização. Note-se, entretanto, que, uma vez que se tenha acesso à imagem feita no iPad (ou outros tablets que, no mundo todo, já vão surgindo às dezenas e logo serão centenas, se já não são), a reprodução fotográfica que dela se fizer poderá ser bem fidedigna.
Por enquanto, nos testes em reprodução fotográfica que venho fazendo, não tenho notado perda de resolução quando essas imagens são reproduzidas em papel fotográfico fosco, em formatos até 20 x 30 cm. Aliás, se você quiser testar poderá fazê-lo com duas pinturas que estão no Picasa. Clique (https://picasaweb.google.com/109544913670943328234/PinturasDeValdirRochaFeitasComIPadAplicativosEUmDedoApenas#) para copiar e mesmo para divulgar ou retransmitir pela Internet - só não vale comercializar... Não esqueça de indicar a minha autoria, por favor. Se quiser, pode até retrabalhá-las, melhorando-as ou piorando-as conforme o ponto de vista.
Tags: arte, ipad, iphone, apple, microsoft, windows, fotografia, internet, sexo, pizza, sexy, globo, futebol
► DAQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário