Hoje completa 15 anos do falecimento do humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes. 29/07/1994 entrou para a história como um dia nefasto para todos aqueles que cresceram se divertindo com as piadas de Os Trapalhões. Dia em que Mumu da Mangueira se "despediuzis" de nós!
Hoje, apresento uma singela homenagem a este incrível sambista e humorista.
Antônio Carlos começou a sua carreira como músico. Na década de 1960 formou e integrou o badalado conjunto Originais do Samba.
O codinome Mussum só surgiu em sua estreia na televisão. O futuro humorista consciliava a carreira de oficial militar com a de músico naquela época, com aprovação dos seus superiores. No entanto, em 1965, Antônio Carlos foi à uma apresentação em um humorístico (Bairro Feliz - Globo) sem autorização e, durante a apresentação, tentava fugir das câmeras e holofotes. Com um certo sucesso, pode-se dizer. Até que Grande Otelo deixa cair no chão o script, e Antônio Carlos quase tem um ataque de tanto rir por causa da cena. Grande Otelo olhou para o sambista, um negro calvo e sem pelos no rosto, e solta o seguinte: “Tá rindo de quê, ô mussum?”, referindo-se à enguia preta e sem escamas.
O que aconteceu com sua carreira militar não vem ao caso. Mas se pode dizer que Antônio Carlos ficou irritado com o apelido no começo, até que parou de resistir e o adotou como nome artístico.
A convite de Chico Anysio, Mussum inicia a sua carreira como humorista em 1967, na escolinha do prof. Raimundo, ainda na Tupi.
Em 1971 ingressou no programa Os Insociáveis, exibido pela Record. Renato Aragão, o Didi Mocó, completava o trio, junto com Dedé Santana. Em 1973, os três foram para a Tupi, e estrearam Os Trapalhões. No mesmo ano, Zacarias ingressa no grupo.
Em 1977, estrearam na Globo.
Em 1990, com o falecimento de Zacarias, Os Trapalhões pensaram em pendurar as chuteiras, mas resolveram seguir em frente em homenagem ao colega.
Em 1994, o programa volta a ter uma perda, Mussum, o Mumu da Mangueira. O programa Trapalhões ainda resiste por um ano, até que deixa de ser exibido em 1995.
Mussum participou de 27 filmes integrando os Trapalhões. Estreou nas telonas em 1976, em O Trapalhão no Planalto dos Macacos. Seu último longa-metragem foi Os Trapalhões e a Árvore da Juventude, de 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário