Pesquisar Search

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Coca-Cola se retrata na Austrália: estraga os dentes, tem muita cafeína e engorda.

Um pequeno passo para o homem, um grade passo para a humanidade!


Já não é de hoje que são conhecidos os efeitos lesivos do uso indiscriminado daquela delícia chamada Coca-Cola. Pelo menos de modo velado, todos o sabemos. E, ainda que tão prejudicial à saúde, muitos são os que praticamente veneram o padrão de consumo sugerido pelo refrigerante mais famoso do mundo, que esteve presente em todas as grandes guerras americanas de maneira tão incisiva.

Agora, parece que a humanidade ganha um ponto contra o império.

A Comissão de Competição e Consumo da Austrália (ACCC), que age na defesa dos direitos dos consumidores, declarou "totalmente inaceitável" a campanha veiculada em outubro passado, em que supostos mitos envolvendo o consumo de Coca-Cola eram remexidos.

"Mito. Faz você engordar. Mito. Estraga seus dentes. Mito. Está cheia de cafeína".

Uma semana depois, a empresa veiculou nova peça com os seguintes termos:

"Achamos que já era hora de expor os fatos para ajudar a entender o que está por trás da Coca-Cola". Agora que eu já sei o que é mito e o que não é, é bom saber que a nossa família pode continuar aproveitando uma de nossas bebidas favoritas. Meus filhos agora me chamam 'Mãe, a Destruidora de Mitos'".

A ACCC forçou a empresa a corrigir as informações em pelo menos sete dos muitos jornais que circulam naquele país, entendendo que a propaganda pode induzir o consumidor a entender que "os pais podem incluir a Coca-Cola na dieta familiar sem qualquer consideração sobre o potencial ganho de peso e queda nos dentes" diretamente ligados ao consumo do refrigerante.

Claro, todos nós sabemos que uma vez publicada, aquela imagem inicial pode e deve ficar no subconsciente das pessoas como verdade. Afinal, todos confiam e amam o produto que criou a imagem do Papai Noel, sugere uma vida positiva e divertida, entre outras coisas tão maravilhosas e queridas. Ainda assim, podemos celebrar e contar um ponto a favor da saúde. Podemos entender tal vitória da seguinte forma: há resquícios de vida inteligente no mundo e a humanidade não está de todo perdida!

Informações @ Clube de Criação de São Paulo 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...