Mesmo com o segundo turno da eleição municipal, população aproveita o dia de sol para ir à praia, fazer caminhada no calçadão e praticar esporte
Segundo o presidente do instituto de pesquisas Vox Populi, o cientista político Marcos Coimbra, a implementação do voto facultativo - e não mais obrigatório - no Brasil é uma tendência, um "caminho natural".
Coimbra sustenta que é grande a taxa de não-participação do eleitor brasileiro por motivos diversos, desinteresse inclusive. Ele acredita que as eleições não são necessariamente o único termômetro que mede a participação política numa sociedade.
- A participação política é uma escolha. As pessoas podem ter uma vida social intensa sem querer participar do processo eleitoral. Democracias muito consolidadas no mundo funcionam perfeitamente bem com participação de 50% ou menos da sociedade no processo eleitoral.
E ainda mais com um "solzinho" desses de quase 40 graus (até mais!), numa praia do abençoado litoral brasileiro, com água de coco e cerveja gelada, um peixinho ou camarão, e tudo o mais que se tem direito, quem é que vai querer votar em picareta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário