(saúde, harmonia, paz, felicidade, vitalidade, ...)
Lian Gong | |
São exercícios externos tradicionais chineses especialmente desenvolvidos para prevenir e tratar doenças, e que foram recentemente reestruturados para 36 exercícios, por mestres e especialistas. Seus benefícios são absorvidos logo no primeiro mês de prática, as 18 terapias, como ficaram conhecidas, tem efeitos comprovados nas doenças das articulações e em outros distúrbios físicos. O lian gong ou lian kung, abrange todas as partes do corpo e atinge todas as articulações, pode ser dividido em seis grupo, contendo seis exercícios em cada grupo, sendo os mais divulgados e praticados apenas os três primeiros grupos, os 18 exercícios. O ritmo é importante, e os exercícios devem ser feitos lentamente; posturas e posições são indispensáveis para uma execução correta; os membros (braços e pernas) e a coluna vertebral devem ser alongados ao máximo, dentro do limite de cada praticante, com a idéia de espreguiçar sem perder a forma. A respiração é um ponto fundamental no lian gong, devendo estar sempre em sincronia e harmonia com os movimentos, obedecendo a seus princípios. Os 18 exercícios, são indicados para prevenir e aliviar dores no pescoço, ombros, costas, cintura e pernas. E associados com a prática do Tai Chi Chuan, tem um efeito muito mais abrangente. |
Objetivo: prevenir e tratar as dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.
O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa que vive em Shangai, na China. |
Essa prática foi escolhida pelo governo de Shangai para ser amplamente divulgada para a população e o Dr. Zhuang, o seu criador, recebeu o prêmio de "Pesquisa Científica de Resultado Relevante".
Doutor Zhuang, uniu conhecimentos da MTC – Medicina Tradicional Chinesa e a Moderna Medicina Ocidental, com as artes guerreiras e os antigos exercícios terapêuticos.
O objetivo principal do Lian Gong em 18 Terapias é a de tratar e prevenir dores no corpo, inúmeros problemas osteosmusculares, articulações, etc. hoje tão freqüente nas condições da vida moderna, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórias.
São exercícios preventivos e curativos, cuja pratica põe em movimento o “Chi” (energia vital) em especial ao “Zhen Chi” ou “Chi Verdadeiro” no organismo, termos encontrados nos fundamentos da MTC medicina tradicional chinesa, que diz o seguinte: “Quando o Zhen Chi esta pleno no interior do corpo humano , os fatores negativos não podem invadir”.
Ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões.
Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo.
O sistema completo do Lian Gong em 18 Terapias é composto de 3 partes:
Primeira - Parte Anterior - Lian Gong Qian Shi Ba Fa
18 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo, divididos em 3 séries:
• Série 1: 6 exercícios para pescoço e ombros
• Série 2: 6 exercícios para costas e região lombar
• Série 3: 6 exercícios para glúteos e pernas
Segunda - Parte Posterior - Lian Gong Hou Shi Ba Fa
18 exercícios para prevenir e tratar de dores nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, divididos em 3 séries:
• Série 4: 6 exercícios para articulações
• Série 5: 6 exercícios para tendões
• Série 6: 6 exercícios para órgãos internos
Terceira - Lian Gong Shi Ba Fa Xu Ji
Este conjunto de 18 exercícios recebeu do Dr. Zhuang o nome de "I Qi Gong (cultivo e beneficiamento do Qi) - continuação do Lian Gong em 18 Terapias" e serve para prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional do coração e dos pulmões, bem como outras doenças crônicas das vias respiratórias.
A prática dos exercícios é acompanhada de música tocada por instrumentos tradicionais chineses, cujo arranjo estabelece o ritmo apropriado para a execução dos movimentos. Cada parte de 18 exercícios leva aproximadamente 12 minutos para ser realizada.
Principais Características do Lian Gong em 18 Terapias
Na Medicina Tradicional Chinesa, dá-se atenção ao "ZHEN QI" em suas terapias. Quando o "Zhen Qi" está pleno no interior do corpo humano, os fatores negativos não poderão invadir. Aliado a outras terapias, o "Lian Gong em 18 Terapias", potencializará mais rapidamente os resultados. (dizeres abreviados do Dr. Zhuang Yuan Ming).
A Relação do Liang Gong em 18 Terapias com o Tuei-Ná - (fisioterapia chinesa)
1- HEN DUEI YA TUN DIEN.
Pressionar diretamente no local dolorido, deve-se pressionar para obter o Qi no local.
2- DE QI KOU JIN TUEI.
Pressionar persistentemente o local para obter o Qi. Ao localizar a região dolorida, deve-se massagear, combinando forte e fraco.
3- DIEN MIEN XIAN JIE HE.
Integrar o ponto com a região começando massageando e expandir até atingir a região.
4- SUN JIE UYUEN ZHU ZI.
Soltar os tecidos moles.
5- HUO DUN JING GUAN JIE
Movimentar os tendões e as articulações.
6- TIAO JIE TI GUN NAN.
Restabelecer a função do corpo.
AS 11 FRASES QUE SINTETIZAM O LIAN GONG EM 18 TERAPIAS.
1- Atua objetivamente na necessidade "Zhen Duei Xu Yao".
O movimento das 18 terapias concentra a sua movimentação em uma determinada região do corpo, operando melhora de uma patologia localizada, com a participação de todo o corpo.
2- Treinar com alegria "Le Quan Duan Lien".
Para treinar com alegria não deve haver preocupação obsessiva em acertar a forma do movimento e nem ser displicente em relação aos padrões principais que orientam a prática.
3- Realizar os movimentos de formas lenta, homogênea e continua "Huan Man Lien Guan".
Os movimentos lentos, contínuo e homogêneo induzem o Qi a percorrer o corpo levando a consciência e a ação terapêutica em seu fluxo.
4- Coordenar movimento e respiração, "Pei He Hu Xi".
A respiração bombeia o SOPRO para as extremidades, auxiliando a realização do movimento.
5- Movimento com o corpo ordenado, estruturado e alinhado "Dun Zuo Zen Qie".
A realização do movimento das 18 terapias com os segmentos do corpo ordenado e alinhado possibilitam executar os exercícios de forma simples, econômica e com pouco dispêndio de energia.
6- O movimento deve ser amplo "Fu Du Yao Da".
Na prática das 18 terapias, deve-se conquistar gradativamente movimentos cada vez mais amplos.
7- Mobilizar a Força Interna "Qian Diao Nei Jing".
"Que a Intenção lidere o Qi, que este dê origem a força interna e que a força interna alcance os 4 membros". (Princípios das artes corporais chinesas)
8- É importante obter o Qi , "De Qi Wei Yao".
Onde chega o Qi chega o efeito terapêutico.
9- Praticar com dosagem adequada "Huo Dun Si Lian".
10-Aperfeiçoar a prática gradativamente "Zhu Jian Ti Gao".
11-Prevenir e Tratar de doenças está na persistência e na regularidade da prática "Fan Bi, Zi Bin, Guei Zhai Jien Ci".
AS FRASES SÃO DE AUTORIA DO DOUTOR ZHUANG YUAN MING, criador do Lian Gong em 18 Terapias e foi traduzida e comentada pela Profa. MARIA LUCIA LEE, introdutora do Lian Gong em 18 Terapias no Brasil.
Nota: As 11 Frases estão nos livros apresentados neste site.
O LIAN GONG EM 18 TERAPIAS
• É uma Ginástica de Alto Nível.
• Propicia trabalhar as cadeias musculares superficiais e as mais profundas.
• Pode complementar qualquer modalidade esportiva, que exige força, velocidade e impacto e até a simples caminhada.
• Ajuda a combater o estresse, que para mim é a porta de entrada das doenças.
• Além de atuar no campo das doenças ósteo-musculares, atua nas disfunções orgânicas, é também um ótimo instrumento no campo da psicologia.
• Coloca-se como uma Cinesioterapia Global. (prof. Nelson Iba)
Fontes:
Lian Gong Shi Ba Fa
Site de Rafael Corrêa
Reportagem Folha online - Equilíbrio
Exercícios ajudam a prevenir lesões relacionadas ao trabalho
JANAINA FIDALGOda Folha Online
Quando não é possível deixar de fazer movimentos repetitivos durante o trabalho, uma alternativa é praticar exercícios, que, além de prevenirem as LER/Dort (Lesões de Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), ajudam a relaxar.
O "Lian Gong", ginástica terapêutica chinesa, é um exercício que vem sendo aplicado em algumas empresas brasileiras no combate às LER/Dort. "O foco da Lian Gong é a prevenção. A atitude deve começar dentro do ambiente do trabalho com a prática dos exercícios", explica a instrutora da técnica Nirvana Marinho.
Embora as lesões por esforços repetitivos atinjam mais os braços e as mãos, cujos primeiros sintomas são dores esparsas e formigamento, os exercícios dessa terapia visam também o relaxamento de outras partes do corpo.
O "Lian Gong", além de alongar de uma maneira suave, ajuda o praticante a conhecer melhor seu corpo e saber quais são os seus limites. "O Lian Gong tem um diferencial técnico. Visa um alongamento profundo e a saúde física e interpessoal", diz a instrutora.
O exercício ajuda a aliviar as tensões acumuladas durante o dia em razão da postura errada e dos movimentos repetitivos. "O ser humano é como uma balança. Se gasta muito, pelo estresse e pela postura inadequada, o poder diminui. A intenção da ginástica é restabelecer o equilíbrio", orienta a instrutora.
O livro "Lian Gong - Em 18 Terapias", de Maria Lucia Lee, traz em seis séries exercícios para prevenção e tratamento de vários tipos de dores ocasionadas, em muitos casos, pelo excesso de movimentos repetitivos.
Faça os exercícios:
Nenhum comentário:
Postar um comentário