Pesquisar Search

sábado, 10 de maio de 2008

Lian Gong -

Série: Práticas Chinesas
(saúde, harmonia, paz, felicidade, vitalidade, ...)




Lian Gong

São exercícios externos tradicionais chineses especialmente desenvolvidos para prevenir e tratar doenças, e que foram recentemente reestruturados para 36 exercícios, por mestres e especialistas.

Seus benefícios são absorvidos logo no primeiro mês de prática, as 18 terapias, como ficaram conhecidas, tem efeitos comprovados nas doenças das articulações e em outros distúrbios físicos.

O lian gong ou lian kung, abrange todas as partes do corpo e atinge todas as articulações, pode ser dividido em seis grupo, contendo seis exercícios em cada grupo, sendo os mais divulgados e praticados apenas os três primeiros grupos, os 18 exercícios.

O ritmo é importante, e os exercícios devem ser feitos lentamente; posturas e posições são indispensáveis para uma execução correta; os membros (braços e pernas) e a coluna vertebral devem ser alongados ao máximo, dentro do limite de cada praticante, com a idéia de espreguiçar sem perder a forma. A respiração é um ponto fundamental no lian gong, devendo estar sempre em sincronia e harmonia com os movimentos, obedecendo a seus princípios.

Os 18 exercícios, são indicados para prevenir e aliviar dores no pescoço, ombros, costas, cintura e pernas. E associados com a prática do Tai Chi Chuan, tem um efeito muito mais abrangente.
_________________________

Objetivo: prevenir e tratar as dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.

O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa que vive em Shangai, na China.

Essa prática foi escolhida pelo governo de Shangai para ser amplamente divulgada para a população e o Dr. Zhuang, o seu criador, recebeu o prêmio de "Pesquisa Científica de Resultado Relevante".

Doutor Zhuang, uniu conhecimentos da MTC – Medicina Tradicional Chinesa e a Moderna Medicina Ocidental, com as artes guerreiras e os antigos exercícios terapêuticos.

O objetivo principal do Lian Gong em 18 Terapias é a de tratar e prevenir dores no corpo, inúmeros problemas osteosmusculares, articulações, etc. hoje tão freqüente nas condições da vida moderna, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórias.
São exercícios preventivos e curativos, cuja pratica põe em movimento o “Chi” (energia vital) em especial ao “Zhen Chi” ou “Chi Verdadeiro” no organismo, termos encontrados nos fundamentos da MTC medicina tradicional chinesa, que diz o seguinte: “Quando o Zhen Chi esta pleno no interior do corpo humano , os fatores negativos não podem invadir”.

Ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões.

Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo.

O sistema completo do Lian Gong em 18 Terapias é composto de 3 partes:

Primeira - Parte Anterior - Lian Gong Qian Shi Ba Fa
18 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo, divididos em 3 séries:

• Série 1: 6 exercícios para pescoço e ombros
• Série 2: 6 exercícios para costas e região lombar
• Série 3: 6 exercícios para glúteos e pernas

Segunda - Parte Posterior - Lian Gong Hou Shi Ba Fa
18 exercícios para prevenir e tratar de dores nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, divididos em 3 séries:

• Série 4: 6 exercícios para articulações
• Série 5: 6 exercícios para tendões
• Série 6: 6 exercícios para órgãos internos

Terceira - Lian Gong Shi Ba Fa Xu Ji

Este conjunto de 18 exercícios recebeu do Dr. Zhuang o nome de "I Qi Gong (cultivo e beneficiamento do Qi) - continuação do Lian Gong em 18 Terapias" e serve para prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional do coração e dos pulmões, bem como outras doenças crônicas das vias respiratórias.

A prática dos exercícios é acompanhada de música tocada por instrumentos tradicionais chineses, cujo arranjo estabelece o ritmo apropriado para a execução dos movimentos. Cada parte de 18 exercícios leva aproximadamente 12 minutos para ser realizada.

Principais Características do Lian Gong em 18 Terapias

Na Medicina Tradicional Chinesa, dá-se atenção ao "ZHEN QI" em suas terapias. Quando o "Zhen Qi" está pleno no interior do corpo humano, os fatores negativos não poderão invadir. Aliado a outras terapias, o "Lian Gong em 18 Terapias", potencializará mais rapidamente os resultados. (dizeres abreviados do Dr. Zhuang Yuan Ming).

A Relação do Liang Gong em 18 Terapias com o Tuei-Ná - (fisioterapia chinesa)

1- HEN DUEI YA TUN DIEN.
Pressionar diretamente no local dolorido, deve-se pressionar para obter o Qi no local.

2- DE QI KOU JIN TUEI.
Pressionar persistentemente o local para obter o Qi. Ao localizar a região dolorida, deve-se massagear, combinando forte e fraco.

3- DIEN MIEN XIAN JIE HE.
Integrar o ponto com a região começando massageando e expandir até atingir a região.

4- SUN JIE UYUEN ZHU ZI.
Soltar os tecidos moles.

5- HUO DUN JING GUAN JIE
Movimentar os tendões e as articulações.

6- TIAO JIE TI GUN NAN.
Restabelecer a função do corpo.


AS 11 FRASES QUE SINTETIZAM O LIAN GONG EM 18 TERAPIAS.

1- Atua objetivamente na necessidade "Zhen Duei Xu Yao".
O movimento das 18 terapias concentra a sua movimentação em uma determinada região do corpo, operando melhora de uma patologia localizada, com a participação de todo o corpo.

2- Treinar com alegria "Le Quan Duan Lien".
Para treinar com alegria não deve haver preocupação obsessiva em acertar a forma do movimento e nem ser displicente em relação aos padrões principais que orientam a prática.

3- Realizar os movimentos de formas lenta, homogênea e continua "Huan Man Lien Guan".
Os movimentos lentos, contínuo e homogêneo induzem o Qi a percorrer o corpo levando a consciência e a ação terapêutica em seu fluxo.

4- Coordenar movimento e respiração, "Pei He Hu Xi".
A respiração bombeia o SOPRO para as extremidades, auxiliando a realização do movimento.

5- Movimento com o corpo ordenado, estruturado e alinhado "Dun Zuo Zen Qie".
A realização do movimento das 18 terapias com os segmentos do corpo ordenado e alinhado possibilitam executar os exercícios de forma simples, econômica e com pouco dispêndio de energia.

6- O movimento deve ser amplo "Fu Du Yao Da".
Na prática das 18 terapias, deve-se conquistar gradativamente movimentos cada vez mais amplos.

7- Mobilizar a Força Interna "Qian Diao Nei Jing".
"Que a Intenção lidere o Qi, que este dê origem a força interna e que a força interna alcance os 4 membros". (Princípios das artes corporais chinesas)

8- É importante obter o Qi , "De Qi Wei Yao".
Onde chega o Qi chega o efeito terapêutico.

9- Praticar com dosagem adequada "Huo Dun Si Lian".

10-Aperfeiçoar a prática gradativamente "Zhu Jian Ti Gao".

11-Prevenir e Tratar de doenças está na persistência e na regularidade da prática "Fan Bi, Zi Bin, Guei Zhai Jien Ci".

AS FRASES SÃO DE AUTORIA DO DOUTOR ZHUANG YUAN MING, criador do Lian Gong em 18 Terapias e foi traduzida e comentada pela Profa. MARIA LUCIA LEE, introdutora do Lian Gong em 18 Terapias no Brasil.
Nota: As 11 Frases estão nos livros apresentados neste site.


O LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

• É um dos mais completo sistema de alongamento.
• É uma Ginástica de Alto Nível.
• Propicia trabalhar as cadeias musculares superficiais e as mais profundas.
• Pode complementar qualquer modalidade esportiva, que exige força, velocidade e impacto e até a simples caminhada.
• Ajuda a combater o estresse, que para mim é a porta de entrada das doenças.
• Além de atuar no campo das doenças ósteo-musculares, atua nas disfunções orgânicas, é também um ótimo instrumento no campo da psicologia.
• Coloca-se como uma Cinesioterapia Global. (prof. Nelson Iba)


Fontes:

Lian Gong Shi Ba Fa

Site de Rafael Corrêa

Reportagem Folha online - Equilíbrio

____________________________


Exercícios ajudam a prevenir lesões relacionadas ao trabalho

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

Quando não é possível deixar de fazer movimentos repetitivos durante o trabalho, uma alternativa é praticar exercícios, que, além de prevenirem as LER/Dort (Lesões de Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), ajudam a relaxar.

O "Lian Gong", ginástica terapêutica chinesa, é um exercício que vem sendo aplicado em algumas empresas brasileiras no combate às LER/Dort. "O foco da Lian Gong é a prevenção. A atitude deve começar dentro do ambiente do trabalho com a prática dos exercícios", explica a instrutora da técnica Nirvana Marinho.

Embora as lesões por esforços repetitivos atinjam mais os braços e as mãos, cujos primeiros sintomas são dores esparsas e formigamento, os exercícios dessa terapia visam também o relaxamento de outras partes do corpo.

O "Lian Gong", além de alongar de uma maneira suave, ajuda o praticante a conhecer melhor seu corpo e saber quais são os seus limites. "O Lian Gong tem um diferencial técnico. Visa um alongamento profundo e a saúde física e interpessoal", diz a instrutora.

O exercício ajuda a aliviar as tensões acumuladas durante o dia em razão da postura errada e dos movimentos repetitivos. "O ser humano é como uma balança. Se gasta muito, pelo estresse e pela postura inadequada, o poder diminui. A intenção da ginástica é restabelecer o equilíbrio", orienta a instrutora.

O livro "Lian Gong - Em 18 Terapias", de Maria Lucia Lee, traz em seis séries exercícios para prevenção e tratamento de vários tipos de dores ocasionadas, em muitos casos, pelo excesso de movimentos repetitivos.

Faça os exercícios:

  • 1ª série - Dores de pescoço e ombros

  • 2ª série - Dores nas costas e região lombar

  • 3ª série - Dores nos glúteos e pernas

  • 4ª série - Articulações doloridas das extremidades

  • 5ª série - Tenossinovites
  • Nenhum comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...