Pesquisar Search

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Sinalização sim, sinalização não, caos do mesmo jeito?

Acabei de ler esta postagem no blog Pontuando, da amiga Liliana:


"Cidade alemã retira sinalização e calçadas para melhorar tráfego


Craig Whitlock, The Washington Post, Bohmte, Alemanha


"Como outras comunidades, a cidade de Bohmte conviveu durante anos com problemas de trânsito. Todo dia, milhares de veículos se espremiam na rua principal, de duas pistas, obrigando pedestres e ciclistas a correrem por suas vidas.


"Então os cidadãos resolveram assumir um risco. Desde setembro, eles vêm eliminando as calçadas e os meios-fios e apagando as faixas de ruas, como parte de um plano radical para abandonar quase todos os regulamentos de trânsito e obrigar as pessoas a se apoiarem no senso comum e na cortesia.


"Essa abordagem, chamada de espaço compartilhado, está ganhando força na Europa. Cidades na Holanda, na Dinamarca, na Grã-Bretanha e na Bélgica já retiraram seus semáforos e sinais de "pare". O pressuposto é de que os motoristas estão acostumados a ser os donos da rua e raramente prestam atenção à sinalização. Retirar os semáforos e apagar as faixas faria os motoristas ficarem alertas e reduzirem a velocidade.


"Cidades da Austrália e do Canadá também já enviaram emissários à Europa para ver se o experimento funciona.”


Para mim, os brasileiros já assumiram a prática descrita na notícia faz muito tempo. A única diferença é que se esqueceram de tirar a sinalização. Como diz uma amiga minha, da Alemanha, o certo por aqui é fazer o errado. Será?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...